segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pão de Mel

Sabe aquela receita que lembra uma época ou local de sua vida?
Essa, remete a minha infanto-adolescência na casa da Tia Bia, junto aos primos. Lembro-me do perfume emanando ao ser assado.
Os anos se passaram e todas as vezes que comia um pão de mel eu dizia "não é igual".
Até que pedi a minha prima de coração Aurora Liuzzi a receita herdada por seu pai, que gentilmente permitiu ser postada!
Obrigada pela receita e o carinho de sempre Lola!!

PÃO DE MEL

Ingredientes

  • 3 1/2 xícara de farinha integral fina
  • 250 gramas de mel
  • 1 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 2 copos de água morna
  • 2 colheres de sopa rasa de canela em pó
Modo de preparo
  1. Dissolver o mel, açúcar, canela e bicarbonato na água morna
  2. Misturar a farinha e mexer até a massa ficar lisa
  3. Levar ao forno em forma untada por aproximadamente 45 minutos
OBS: pode colocar na água uma dose de conhaque, rum ou algum licor
        : essa quantidade pode assar numa forma retangular média ou em 2 formas de pão

ADAPTAÇÕES
- Utilizei forma de teflon, não havendo necessidade de untá-la






ENJOY IT!!

3 comentários:

  1. Gabous, me tire umas dúvidas: esse copo de água, é copo de requeijão? americano? Equivale a qual quantidade em xícaras?

    Onde acho farinha de trigo integral pra comprar aqui em Natal? Tenho olhado no extra e hiper e não encontro. Se bem que não procurei na seção de coisinhas naturais, só perto da farinha branca.

    Adoro pão de mel. Vou testar demais da conta :D

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      A medida "xícara" que usei foi um molde padronizado, que compramos em sites culinários ou casas especializadas. Mas tem no mercado um copo medidor, que também serve.
      Farinha integral sempre encontro no Supermercado Nordestão, na parte onde contém produtos orgânicos e integrais. Nunca vi próximo à farinha branca, deve ser por isso que não encontrou. Outra alternativa são as casas de produtos naturais em várias localidades da cidade.
      Tenho certeza que você irá gostar da receita! Depois mande uma foto! bjos

      Excluir
    2. Sim, mas é que na lista de ingredientes fala em 2 copos de água morna. Aí minha dúvida é se este é o copo americano ou o de requeijão. Ou mesmo se poderia ser substituído por uma xícara do copo medidor.
      Obrigada! :D

      Excluir